#proximo link -PL - : [saúde] Você sabe como o corpo reage após doar sangue?proximolink.blogspot

Pesquisar

3
[saúde] Você sabe como o corpo reage após doar sangue?



Entenda como seu corpo reage após doar sangue

 

Esclareça 

os mitos sobre o procedimento,


que dura 

apenas alguns        

minutos   




por Laura Tavares 
 

Descaso, medo e falta de informação estão entre as principais causas para o estoque baixo nos bancos de sangue no Brasil. 

"A maioria dos pacientes passa longe dos hemocentros porque desconhece o quanto a doação é simples, segura e finalizada em pouco tempo", afirma o hemoterapeuta Carlos Roberto Jorge, da Fundação Pró-Sangue. 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques de sangue regulares, é necessário que entre 3 e 5% da população faça uma doação por ano, ao menos. Entretanto, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue anualmente.

Hoje é Dia Nacional do Doador de Sangue. 

Que tal se livrar dos mitos que rondam o procedimento e comemorar a data fazendo uma boa ação em nome de toda a comunidade? 

..."teste e veja se você conhece tudo sobre o tema."



 
Na falta de sangue para transfusão, há algo que pode substituí-lo? 

Ainda não
 
Nota:  

O hemoterapeuta Carlos Roberto Jorge, da Fundação Pró-Sangue, afirma que existem alguns substitutos sintéticos usados para retardar uma transfusão. Mas essa medida ainda não substitui o sangue humano.
 


Doar sangue dói? 

Apenas a picada da agulha
 
Nota:  

"Algumas pessoas sentem um pequeno desconforto no momento de perfuração da agulha, mas a sensaç  ão é suportável e passa logo", explica a hematologista Sandra Satoe Kayano, responsável pelo banco de sangue do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.


 
Em geral, quanto tempo dura a doação? 




Cinco minutos
 
Nota: A doação dura cerca de 10 minutos, explica a enfermeira Alessandra Pontes da Silva, do Banco de Sangue Paulista. Entretanto, antes de realizar o procedimento, os doadores realizam uma entrevista e passam por rápidos exames - como o usado para diagnosticar anemia. 

Após a doação, os profissionais ainda pedem para o voluntário aguardar alguns minutos no local e oferecem um lanche. No total, são gastos cerca de 30 minutos.

Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doador?                                                   



Dois meses para os homens e três meses para as mulheres
 
Nota: "O volume de sangue é reposto em 24 horas, mas as proteínas levam semanas para voltarem à quantidade ideal", afirma Carlos Roberto. Por isso, para ter uma margem de segurança, homens precisam esperar dois meses para realizar uma nova doação e mulheres três.

Doar sangue altera densidade deste fluido?













Não
Nota: De acordo com Alessandra Portes, a ideia de que a doação engrossa ou afina o sangue não passa de mito
"As células do corpo humano duram cerca de 120 dias. Passada esta fase, são repostas por outras novas. Assim, o corpo entende a doação apenas como um estímulo à formação de novas células sanguíneas", afirma.

Posso contrair alguma doença através da doação de sangue? 

Não
 
Nota: "Todo o material utilizado durante a doação de sangue é esterilizado e descartável, então não há qualquer risco de contrair uma doença durante o processo", afirma Sandra.




Doar sangue pode provocar coceira ou alergia? 




 
Não
 
Nota: Se você for alérgico a algum produto utilizado durante a doação, como o esparadrapo utilizado usado para estancar o sangue, é possível que ocorra alguma reação. 
Mas o problema não tem relação direta ao ato de doar sangue.

Todo mundo que doa sangue passa mal depois?
Não

 
Nota: Algumas pessoas costumam passar mal após doar sangue, mas o efeito é raro e não oferece motivo de preocupação.  

"Muitas vezes é apenas o nervosismo que leva a pressão a baixar, podendo provocar até desmaio. 
Por isso, recomenda-se que o voluntário venha sempre acompanhado", afirma o hemoterapeuta Carlos.

Ter frebre alguns dias após a doação de sangue é comum? 


Não
Nota: Segundo Carlos Roberto, doadores que têm febre alguns dias após doar sangue provavelmente já estavam incubando algum antígeno antes do procedimento e os sintomas do problema coincidiram de aparecer alguns dias após a doação.  
"Se a pessoa estava infectada com algum vírus, por exemplo, ele também foi passado para a bolsa de sangue e, por isso, todas elas passam por exames antes de entrarem em uma nova corrente sanguínea".


Como o corpo reage após doar sangue

fonte: minhavida





|agregadordelinksmais|.|agregador de links|.|saúde|.|enviar links draft.blogger
adicionar |+Google URL| ...




 Bem-vindo (a)! Próximo Link  foi criado para que seja mostrado à você um novo conceito e uma nova visão do mundo... Ampliar os conhecimentos  ... "O objetivo principal é motivá-lo a ter confiança em si mesmo, a conseguir uma poderosa autoconfiança e segurança - com intuito de enfrentar com alegria este mundo e a viver vitoriosamente, bem-sucedido (a), sadio (a) e útil aos seus semelhantes!" Leia mais:  proximolink...

3 comentários:

  1. Boa tarde, minha querida Edihamigah!!!
    Minha amiga, belas explicações, ótima para que todos entendam como funciona e como o corpo reage a essa doação, muitas pessoas não doam por medo e outros por mitos que criaram durante o passar dos anos, com essas explicações fica bem claro que a doação não causa nenhum problema para o doador. Valeu minha amiga, adorei a postagem!!!
    Tenha um lindo e abençoado dia, repleto de muita luz!!!
    BEIJOS e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da postagem extremamente esclarecedora. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu fui hj ao Centro de Hematologia em Botafogo- RJ e doei sangue pela primeira vez. Estava sozinha , sai de lá numa boa e andei aproximadamente uns 15 minutos até uma casa lotérica, pois precisava pagar uma conta. Mas, infelizmente pro meu desespero eu passei mal, fiquei tonta, fraca, vi tudo preto e achei que ia apagar ali mesmo. Mas, me segurei e consegui reagir.
    Depois tive dor de cabeca tbm. Mas, isso não é pra fazer ngm desistir de doar, apenas para que devem ir sempre acompanhado.
    Apesar desse ocorrido estou satisfeita por ter feito a minha boa acão.

    ResponderExcluir

Mensagem do formulário de comentário:

https://www.blogger.com/follow-blog.g?blogID=3484805644811654735
http://instagram.com/edilenebrandaodasilva LinkedInTwitter Facebookstumbleupon Google Plus RSS Feed EmailKDVC